top of page

Tashi Sonam Rinpoche​

Khentrul Tashi Sonam Rinpoche nasceu em 1967 na região de Kardze, em Kham, no Tibet. Sua casa estava localizada ao lado de uma estupa, construída pelo grande mestre Berotsana. Desde tenra idade, provou ser uma criança muito especial, com muitas qualidades especiais, como olhar para todos os seres com grande compaixão, sempre se envolvendo em atividades virtuosas e com grande inteligência. Devido a isso, foi reconhecido como a reencarnação de um grande ser por vários lamas. Ele recebeu o nome de Tashi Sonam, que significa auspiciosidade e mérito.

 

Nessa época, durante a Revolução Cultural, o estudo e a prática espirituais eram proibidos, de modo que Rinpoche foi para a escola primária em sua aldeia. Lá, ele superou seus colegas em todos os campos e se tornou um objeto de admiração e louvor para todos.

Aos oito anos, Rinpoche deixou a escola secular porque percebeu que a educação para as realizações mundanas não fazia sentido. Ele foi ao eremitério da montanha de Yama Sidthar Rinpoche, um mestre altamente realizado que estava meditando em segredo. Ele estudou e praticou sob a orientação desse mestre por cinco anos. Yama Sidthar Rinpoche o reconheceu como uma emanação de Yudra Nyingpo, um grande ser que beneficiaria a doutrina sagrada e os seres. O mestre viu Tashi Sonam Rinpoche como seu discipulo e transmitiu todo seu conhecimento e sabedoria, incluindo todos os ensinamentos secretos, assim como o conteúdo de um vaso sendo derramado em outro.

Então, de acordo com as instruções de seu mestre, Rinpoche foi para a Universidade Monástica das Cinco Ciências de Serthar, hoje, um dos maiores centros de estudos e práticas budistas do mundo. Ele estudou diligentemente por oito anos, superando todas as dificuldades de sustento e as duras condições de vida.

Sob o conselho de Sua Santidade Khenpo Jigme Phuntsok Rinpoche, ele realizou um treinamento intensivo tanto no Sutra quanto no Tantra, e em particular nos ensinamentos de Dzogchen, como os Sete Tesouros de Lonchenpa (klong chen mdzod bdun), os Quatro Ramos da Essência Mais Interna (snying thig ya bzhi) e muitos outros ensinamentos que podem trazer o estado de Buda em uma única vida. Rinpoche também recebeu muitas outras transmissões e capacitações de Sua Santidade.

Rinpoche acompanhou Sua Santidade em peregrinação ao local sagrado da Montanha dos Cinco Picos (Wu Tai Shan), o local sagrado de Manjushri (o Buda da sabedoria). Lá eles realizaram orações como a Prece da Aspiração por uma Conduta Nobre (bzang spyod smon lam) e muitas outras orações em benefício dos seres. Posteriormente, Rinpoche recebeu ensinamentos e iniciações de muitos outros mestres e estudiosos altamente realizados. Quando chegou a hora de Rinpoche servir aos seres sencientes, ele foi entronizado por Sua Santidade Khenpo Jigme Phunstok Rinpoche como Khenpo (professor) em seu mosteiro e ensinou as escrituras budistas aos monges estudantes.

Então, ele começou a girar a roda do Dharma em todo o mundo. Ele abriu a porta do Dharma nos lugares mais remotos, ensinando todos os tipos de pessoas de acordo com seus interesses e disposições e, assim, saciou milhares de pessoas com o néctar do profundo Dharma.

Rinpoche leva uma vida muito simples, mantendo apenas as necessidades básicas. Ele dedica todo seu tempo para ensinar e guiar os outros em suas práticas. Ele doa tudo o que tem para ajudar os mosteiros e os pobres

DSC_0635q.jpg
bottom of page