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BIOGRAFIA

LINHAGEM

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Tashi Sonam Rinpoche​

Khentrul Tashi Sonam Rinpoche nasceu em 1967 na região de Kardze, em Kham, no Tibet. Sua casa estava localizada ao lado de uma estupa, construída pelo grande mestre Berotsana. Desde tenra idade, provou ser uma criança muito especial, com muitas qualidades especiais, como olhar para todos os seres com grande compaixão, sempre se envolvendo em atividades virtuosas e com grande inteligência. Devido a isso, foi reconhecido como a reencarnação de um grande ser por vários lamas. Ele recebeu o nome de Tashi Sonam, que significa auspiciosidade e mérito.

 

Nessa época, durante a Revolução Cultural, o estudo e a prática espirituais eram proibidos, de modo que Rinpoche foi para a escola primária em sua aldeia. Lá, ele superou seus colegas em todos os campos e se tornou um objeto de admiração e louvor para todos.

Aos oito anos, Rinpoche deixou a escola secular porque percebeu que a educação para as realizações mundanas não fazia sentido. Ele foi ao eremitério da montanha de Yama Sidthar Rinpoche, um mestre altamente realizado que estava meditando em segredo. Ele estudou e praticou sob a orientação desse mestre por cinco anos. Yama Sidthar Rinpoche o reconheceu como uma emanação de Yudra Nyingpo, um grande ser que beneficiaria a doutrina sagrada e os seres. O mestre viu Tashi Sonam Rinpoche como seu discipulo e transmitiu todo seu conhecimento e sabedoria, incluindo todos os ensinamentos secretos, assim como o conteúdo de um vaso sendo derramado em outro.

Então, de acordo com as instruções de seu mestre, Rinpoche foi para a Universidade Monástica das Cinco Ciências de Serthar, hoje, um dos maiores centros de estudos e práticas budistas do mundo. Ele estudou diligentemente por oito anos, superando todas as dificuldades de sustento e as duras condições de vida.

Sob o conselho de Sua Santidade Khenpo Jigme Phuntsok Rinpoche, ele realizou um treinamento intensivo tanto no Sutra quanto no Tantra, e em particular nos ensinamentos de Dzogchen, como os Sete Tesouros de Lonchenpa (klong chen mdzod bdun), os Quatro Ramos da Essência Mais Interna (snying thig ya bzhi) e muitos outros ensinamentos que podem trazer o estado de Buda em uma única vida. Rinpoche também recebeu muitas outras transmissões e capacitações de Sua Santidade.

Rinpoche acompanhou Sua Santidade em peregrinação ao local sagrado da Montanha dos Cinco Picos (Wu Tai Shan), o local sagrado de Manjushri (o Buda da sabedoria). Lá eles realizaram orações como a Prece da Aspiração por uma Conduta Nobre (bzang spyod smon lam) e muitas outras orações em benefício dos seres. Posteriormente, Rinpoche recebeu ensinamentos e iniciações de muitos outros mestres e estudiosos altamente realizados. Quando chegou a hora de Rinpoche servir aos seres sencientes, ele foi entronizado por Sua Santidade Khenpo Jigme Phunstok Rinpoche como Khenpo (professor) em seu mosteiro e ensinou as escrituras budistas aos monges estudantes.

Então, ele começou a girar a roda do Dharma em todo o mundo. Ele abriu a porta do Dharma nos lugares mais remotos, ensinando todos os tipos de pessoas de acordo com seus interesses e disposições e, assim, saciou milhares de pessoas com o néctar do profundo Dharma.

Rinpoche leva uma vida muito simples, mantendo apenas as necessidades básicas. Ele dedica todo seu tempo para ensinar e guiar os outros em suas práticas. Ele doa tudo o que tem para ajudar os mosteiros e os pobres.

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Khenpo Jigme Phuntsok Jungne

Khenpo Jigme Phuntsok nasceu em 1933, no terceiro dia do primeiro mês do ano do Galo de Água, em Golog (na região Amdo, no Tibete), ou na acidentada região Sertar (Kham), uma vasta extensão de pastagens de alto planalto. Ele adotou Manjushri como sua divindade pessoal e se diz que teve visões dele várias vezes, inclusive uma vez em 1987, quando visitou o Monte Wutai, a morada sagrada das montanhas de Majushri na China. Aos cinco anos, Khenpo Jigme Phuntsok foi reconhecido como o reencarnado de Tertön Sogyal, guru do 13º Dalai Lama Thubten Gyatsho, tornou-se monge em Nubzur Gonpa e recebeu ordenação iniciante aos 14 anos, na filial do mosteiro de Palyul em Sertar. Ele recebeu treinamento religioso formal sob orientação de Thubga Rinpoche, em Changma Rithro, Dzachukha, recebendo ordenação completa aos 22 (ou 1955) e foi selecionado para se tornar abade de Nubzur aos 24 anos.

 

Desde a ascensão da República Popular da China, a carreira religiosa de Khenpo Jigme Phuntsok foi bastante reduzida, a ponto de se retirar em 1959 para as montanhas remotas, pastoreando um pequeno rebanho de cabras e ovelhas. Lá, se envolveu em meditação e ensino para um pequeno número de pessoas e foi capaz de continuar sua prática religiosa.

 

Em 1980, Khenpo Jigme Phuntsok fundou o Instituto Serthar, conhecido como Academia Budista Larung Gar, no Vale Larung, perto da cidade de Sêrtar, Garzê, província de Sichuan. Apesar de sua localização remota, ele cresceu de um punhado de discípulos reunidos em sua casa, para ser um dos maiores e mais influentes centros para o estudo do budismo tibetano no mundo, chegando a quase 10.000 monges, monjas e discípulos leigos, nos anos 2000.

 

Em 1987, Khenpo Jigme Phuntsok conduziu centenas de seus discípulos do Instituto Serthar em uma peregrinação às montanhas sagradas do Monte Wutai, na província chinesa de Shanxi. No caminho para Pequim, ele conheceu o 10º Panchen Lama e ensinou as 37 Práticas dos Bodhisattvas a um público de mais de 5.000 pessoas, incluindo chineses tibetanos, chineses han, chineses mongóis e outros praticantes budistas. No Monte Wutai, o público de seus ensinamentos aumentou para 10.000, em algumas ocasiões. Ele também realizou retiros em locais sagrados e cavernas.

 

O Khenpo fez extensas viagens pelo Tibete e pelo resto da China ensinando a tradição Nyingma do budismo e redescobrindo tesouros escondidos. Em 1990, a convite de Penor Rinpoche, visitou a Índia, onde lecionou em vários mosteiros, incluindo o Instituto Nyingma, em Mysore. Em Dharamsala, o 14º Dalai Lama recebeu ensinamentos de Khenpo Jigme Phuntsok por duas semanas. Em 1993, o Khenpo foi convidado a viajar e ensinar em centros budistas na Europa e América do Norte. Lá, ele ficou desiludido com a comercialização de ensinamentos budistas no Ocidente. Em 1993, Khenpo Jigme Phuntsok ampliou o número de discípulos durante viagens de ensino nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Inglaterra, França, Japão, Taiwan, Hong Kong, Índia, Nepal e Butão. Os oferecimentos financeiros feitos a ele durante essa turnê financiaram um importante programa de construção do instituto.

Em 29 de dezembro de 2003, aos 70 anos, Khenpo Jigme Phuntsok foi internado no Hospital Militar 363, em Chengdu, capital da província de Sichuan, na China, e morreu no dia 7 de janeiro de 2004.

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Ju Mipham Rinpoche

 

Mipam Jamyang Namgyal Gyatso (1846 - 1912), o grande pilar dos ensinamentos da escola de Tradução Antiga, nasceu no ano do cavalo de fogo, do décimo quarto ciclo sexagesimal. Seu pai era Gonpo Dargye, do divino clã de Ju; sua mãe era Singchungma, do ramo Dong, do clã Mukpo. Ele nasceu em Yachui Dingchung, ao longo do rio Dokham, que flui lentamente. Desde tenra idade, possuía os atributos e forças de alguém da família Mahayana, como fé, renúncia, conhecimento sublime e compaixão. Quando tinha seis ou sete anos, Mipam memorizou o texto “Determinando os Três Níveis de Ordenação” e estudou os ensinamentos introdutórios da astrologia indiana e chinesa. Ele esteve karmicamente conectado a Jamyang Khyentse Wangpo por toda a vida - servindo-o das “três maneiras que encantam um guru”.

 

Khyentse Rinpoche o considerou um discípulo único e começou a cuidar dele abrindo a porta do dharma, concedendo-lhe a permissão da bênção de Manjushri Branco, de acordo com a tradição Mati. A partir de então, Khyentse Rinpoche, como um vaso que enche outro até a borda, instruiu Mipam Rinpoche em numerosos campos, tanto seculares quanto espirituais, e concedeu-lhe várias transmissões especiais de textos originais das tradições sutra e tantra (que Khyentse recebeu como linhagens diretas). Ele conferiu uma vasta gama de iniciações completas, instruções libertadoras, transmissões orais de suporte, instruções essenciais, métodos tradicionais de prática e conselhos detalhados de todas as tradições existentes de kama e terma, na abordagem Vajrayana do segredo supremo. Mais tarde em sua vida, Mipam Rinpoche passou treze anos no mais majestoso local de prática, Karmo Taktsang, hasteando a bandeira da vitória da conquista espiritual.

 

Embora não tenha se esforçado para revelar termas terrestres, ele deixou muitas instruções essenciais como resposta as necessidades específicas dos seres, sobre os estágios de desenvolvimento e conclusão, coleções de rituais e atividades e assim por diante, compondo-os como tratados, mesmo tendo surgido em sua mente, como termas de intenção iluminada. De fato, Mipam Rinpoche foi um rei entre os tertons, por ter realizado de maneira sublime no domínio do tesouro da vasta extensão de profunda intenção iluminada, que é o mais majestoso de todos esses termas.

 

No ano do Rato de Água (1912), Mipam Rinpoche disse: “Hoje, se alguém diz a verdade, geralmente ninguém escuta, enquanto que se conta uma mentira, é tomada como verdade, por isso nunca falei dessas coisas antes. Eu não sou uma pessoa mortal comum; pelo contrário, sou um Bodhisattva que renasceu pelo poder de suas aspirações. Nesta existência atual, foi necessário que eu beneficiasse grandemente os ensinamentos e seres em geral, e os ensinamentos da escola de Tradução Antiga da abordagem do mantra secreto em particular.”

 

“Devido à falta de mérito dos Nyingmapas, eles enfrentam muitos obstáculos prejudiciais e, devido a certas circunstâncias críticas, eu também tive uma doença grave. Por essas e outras razões, não sinto que tenha criado tantos benefícios quanto poderia. No entanto, completei meus comentários e outros trabalhos. Eu pretendia escrever uma visão clara e abrangente de Madhyamaka, mas não consegui fazê-lo. No entanto, isso não faz muita diferença.”

 

Por volta do vigésimo segundo dia do terceiro mês, ele disse: "Agora que me recuperei de meu distúrbio nervoso e de outras doenças, não sinto absolutamente nenhuma dor. Todo dia e noite, experimento apenas as visões de togal que surgem como raios e esferas de luz do arco-íris, formas iluminadas e reinos puros". Ele concedeu audiências aos estudantes e patronos fiéis que se reuniram ao seu redor, vindo de todas as direções e rezou em nome deles. As pessoas pediam que ele vivesse mais, argumentando que isso beneficiaria os ensinamentos e os seres, mas ele respondeu: "Definitivamente não vou permanecer, nem vou renascer. Pretendo ir para Shambhala, no norte". Aos sessenta e sete anos de idade, no vigésimo nono dia, do quarto mês, Saga, no ano do Rato da Água, Mipam Rinpoche estava sentado com as pernas cruzadas, tranquilamente na postura de um Bodhisattva, com as mãos no gesto de equilíbrio meditativo e dando ensinamentos espirituais. Sua mente iluminada repousava calmamente no espaço básico da inesgotável paz primordial.

HH Jigme Phuntsok Rinpoche escreveu: Qualquer um que suplique Mipham Rinpoche alcançará temporariamente as Sete qualidades de Deuses e Homens (ou seja, nascimento nobre, aparência nobre bem proporcionada, vida longa, boa saúde, boas conexões cármicas auspiciosas, grande riqueza e influência, grande sabedoria) e dominar as atividades pacíficas, de desenvolvimento, magnetizadoras e iradas. Finalmente, todos aqueles que o suplicam alcançarão os quatro kayas e as cinco sabedorias primordiais.

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Jamyang Khyentse Wangpo

O segundo discípulo de Jigme Gyalwai Nyugu - um como o sol - Jamyang Khyentse Wangpo (1820 - 1892) nasceu no quinto dia, do sexto mês de Chuto no ano do Dragão de Ferro, do décimo quarto ciclo sexagesimal. Seu pai era Drungchen Rinchen Wangyal, do clã Nyo, e sua mãe era Sokza Sonamtso. Ele nasceu em meio a muitos sinais maravilhosos em Terchen Dilgo, uma vila perto do penhasco de Yaru Chungchen Drak em Derge, leste do Tibete. Desde que se lembrava, o protetor de seis braços da mente atemporal e a deusa guardiã do mantra Ekajati cuidavam dele com amor.

 

Em sua infância, sua predisposição espiritual para seguir a abordagem Mahayana foi despertada, e seu único desejo era ser ordenado como monge. Dotado de inteligência e discernimento incomparáveis, aprendeu a ler e escrever sem dificuldade. Lendo a maioria dos livros apenas uma vez, ele dominou as palavras e seu significado profundo. Em seu vigésimo primeiro ano, Jamyang Khyentse Wangpo solicitou a ordenação completa de um monge e recebeu o voto de despertar a bodhichitta.

 

O Guru Rinpoche apareceu e o abençoou com sua intenção iluminada e, em seguida, o Guru e seu séquito se dissolveram em Jamyang Khyentse Wangpo, que sentiu a mente iluminada do Guru se misturar inseparavelmente com a sua. A partir de então, experimentou o modo de permanecer no estado de pureza original, com um senso natural de estabilidade e, assim, inspirado, rezou de maneira direta ao Guru Rinpoche. Isso permitiu que ele recebesse as instruções mais conhecidas de kama e terma das escolas de Nyingma e Sarma dos sutras e tantras - os poderes de amadurecimento, as instruções liberadoras e as transmissões orais de apoio - e localizasse sem esforço linhagens de transmissão raras e moribundas. Jamyang Khyentse Wangpo reacendeu suas brasas através de sua própria prática, bem como de sua propagação desses ensinamentos. Ele contou com cerca de 150 detentores de vajra, mentores espirituais e estudiosos do Tibete central, sul e oriental, todos reconhecidos em seus respectivos campos de conhecimento por seus ensinamentos e instruções práticas.

Aos 73 anos, no começo do primeiro mês do ano do Dragão de Agua (1892), ele disse que continuava vendo o Buda Amitabha no meio de um oceano de discípulos. Então, na manhã do vigésimo primeiro dia, do segundo mês, ele lavou as mãos e disse: "Todo o meu trabalho está concluído". Então, proferindo muitas orações de auspiciosidade, ele jogou sementes de flores, que significava um sinal de conclusão. Mais tarde naquele dia, ele foi retirado para a expansão da mente iluminada de Vimalamitra. Em volta da terra, houve terremotos leves. Mesmo após sua morte, seu rosto parecia radiante como a face da lua. Seu corpo ficou muito leve como se fosse de algodão. “Durante minha prática de Vimalamitra (Guru Yoga), minha vida terminará imediatamente. A emanação básica está nos Cinco Picos de Manjushri, um lugar sagrado. Lá, meu coração se dissolverá no coração do Pandita Vimalamitra. Novamente, as cinco emanações do corpo, fala, mente, qualidades e atividades emanaram simultaneamente para beneficiar escolas não-sectárias da tradição tibetana do Vajrayana”.

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Dza Patrul Rinpoche - Orgyen Jigme Chokyi Wangpo

Patrul Rinpoche é um mestre da tradição Nyingma muito famoso e respeitável. Ele nasceu no ano do Dragão, em Getse Gong, no ramo Gyaltok do clã Mukpodong. Seu pai era Gyatok Lhawang e sua mãe era Dolma. Seu professor de raiz era Jigme Gyalwe Nyugu e Do Khyentse Yeshe Dorje. Seguindo e servindo Jigme Gyalwe Nyugu, ele começou suas práticas desde as preliminares, até os ensinamentos de Tsa-Lung e Grande Perfeição. Ele ouviu os ensinamentos sobre as práticas preliminares sozinho cerca de 25 vezes. Ele realizou a prática dos ensinamentos com perseverança semelhante. As instruções orais de Jigme Gyalwe Nyugu foram registradas por Patrul Rinpoche e mais tarde foram escritas em um livro, intitulado Palavras do meu perfeito professor (Kunzang Lama'i Zhal-lung).

 

Patrul Rinpoche estudou extensivamente, dominando os sutras, tantras e outros campos do conhecimento. Yeshe Dorje também lhe concedeu numerosos poderes profundos e extraordinários. Ele então ensinou tudo o que aprendeu e realizou aos mestres Nyingma  de seus dias, aos alunos das escolas Kagyu e também entre os que estudaram com ele estavam todos os grandes e pequenos geshes. Patrul Rinpoche também ensinou Jamgon Mipham Rinpoche, Tertön Sogyal Lerab Lingpa. Mais tarde, Patrul Rinpoche passou cinco anos perto dos restos preciosos e consagrados de Jigme Gyalwai Nyugu, realizando continuamente um intenso ritual de sadhana da divindade Khorwa Dongtruk, que deriva das transmissões de kama. Assim, ele viveu oitenta anos como um glorioso protetor de todos os ensinamentos e todos os seres, completando suas ações e atividades.

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Jigme Gyalwe Nyugu

Jigme Gyalwai Nyugu, nascido em 1765, verdadeiramente a emanação de Avalokiteshvara irado, nas terras altas povoadas por nômades ao norte de Derge, na região tibetana oriental de Dokham, onde o rio Dzachu flui suavemente. Ele sentiu um desejo inabalável de encontrar um guru qualificado e praticar o Dharma de uma maneira pura, desde muito jovem. Ele gradualmente viajou por Lhasa e pontos ao sul, chegando finalmente a Sheldrak, em Yarlung, onde teve uma audiência com Dodrupchen Rinpoche Jigme Trinle Ozer, que estava em retiro. Dodrupchen Rinpoche disse que ele deveria ir ver seu guru, Kunchen Jigme Lingpa. Foi no eremitério de Tsering Jong, que Jigme Gyalwai Nyugu, viu pela primeira vez a mandala de personificação iluminada do onisciente guru Rigdzin Jigme Lingpa. Ele apresentou a carta de apresentação de Dodrupchen Rinpoche juntamente com uma oferta de mandala para apoiar seu pedido de aconselhamento. Com alegria, Jigme Lingpa o tomou sob seus cuidados e concedeu-lhe a transmissão completa dos tantras, comentários explicativos e instruções básicas dos ensinamentos secretos do Nyingtik da abordagem Dzogchen da lucidez absoluta, como um vaso enchendo o outro. Ele iniciou Jigme Gyalwai Nyugu como seu regente da linhagem última da realização.

 

Jigme Gyalwai Nyugu passou os três anos seguintes em Tsari Chikchar, dedicando-se à própria essência da prática espiritual e, através do caminho secreto da grande perfeição da lucidez absoluta alcançou o nível em que os fenômenos se resolvem em sua verdadeira natureza. Depois disso, ele retornou à sua região natal e tornou-se conhecido como Lama Tsampa, o "lama em retiro", pois passava seu tempo, principalmente dedicado a prática espiritual. Ele também era conhecido como Dza Trama Lama, porque passara vinte e um anos praticando em um eremitério solitário, profetizado por Guru Rinpoche - Vale do Trama, no qual faces de rochas e campinas se reúnem em um padrão semelhante a Zangdok Palri. Girando a Roda do Dharma ininterruptamente para os alunos que tinham fé nele, Jigme Gyalwai Nyugu realizou atividades em grande escala, dando um senso de propósito a todos que entraram em contato com ele. Todos os anos, sem falhar, ele ensinou extensivamente “The Heart Drop” de Longchenpa da abordagem Dzogchen de lucidez absoluta, geralmente conferindo iniciações de amadurecimento e as instruções libertadoras deste ciclo no verão e no inverno. Todos aqueles que mantinham os ensinamentos da Escola de Tradução Antiga dos Nyingma, no leste do Tibete, começaram a estudar sob sua orientação. Durante esse período, ele ensinou Patrul Rinpoche sobre os Ngöndro de Longchen Nyingthig 25 vezes, bem como os ensinamentos de Tsalung e Dzogchen. Seus ensinamentos foram gravados por Patrul Rinpoche e publicados em inglês sob o título "As Palavras do meu Professor Perfeito".

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Longchen Rabjampa Drime Ozer (Longchenpa)

Longchen Rabjampa Drime Ozer (1308 - 1364) nasceu em um vilarejo chamado Entsa, no vale de Dra em Yoru, parte oriental do Tibete central. O pai de Longchenpa era Loppon Tenpasung, um mestre realizado, e a mãe era Sonamgyen do clã Dro. Quando seu filho foi concebido, Sonamgyen sonhou com um grande leão, o sol e a lua surgindo juntos em sua testa e formando uma massa rodopiante de luz, que foi absorvida por seu corpo. No momento em que ele nasceu, a deidade irada da mansão lunar, Revati, apareceu, uma mulher negra com presas à mostra e testa franzida, empunhando uma espada. Pegando-o no colo, ela disse: "Vou protegê-lo!" Então, devolvendo-o para sua mãe, ela desapareceu.

 

Assim que começou a falar, ele descreveu as coisas com grande clareza, como se recordasse vidas anteriores. Quando era bem jovem, ficou claro que foi abençoado com uma fé poderosa, compaixão e inteligência. Aos sete anos de idade, ele começou a estudar com seu pai, recebendo as iniciações, comentários explicativos, instruções essenciais e métodos de prática tradicionais para o ciclo dos Oito Comandos, intitulado "A Reunião de Sugatas" e ciclos com foco em Hayagriva, Vajrakila e formas pacíficas e iradas de Guru Rinpoche. Além disso, ele estudou e dominou medicina, astrologia e outros campos de aprendizagem. Aos doze anos ele foi ordenado monge noviço no Mosteiro de Samye, pelo abade Samdrup Rinchen e o preceptor Kunga Ozer. Ele recebeu o nome de Tsultrim Lodro. Estudando o Vinaya e escreveu um comentário sobre esse assunto aos quatorze anos e ganhou fama como acadêmico. Depois disso, ele estudou e praticou com muitos grandes mestres.

 

Longchenpa escreveu muitos tratados sobre pontos-chave dos sutras e tantras em geral, e sobre a abordagem Dzogchen em particular, incluindo “A gota do coração de Vimalamitra”, “A mais íntima gota do coração da Dakini”. Em seus primeiros anos, sempre que Longchenpa entrava em retiro solitário, pouco tempo depois, começava a ensinar, mostrando sua compreensão clara de todos os textos-fonte relativos a Prajnaparamita, cognição válida e assim por diante. Mais tarde, quando suas atividades em benefício dos seres se tornaram mais evidentes, ele continuou a ensinar nessa linha. Ele tendia a não ficar em mosteiros, mas mesmo quando vivia em eremitérios solitários - em cavernas ou sob pedras pendentes ou em cabanas feitas de grama e folhas, livre de todos os emaranhados de séquito e riqueza pessoal, gastando seu tempo inteiramente na prática - Longchenpa ainda ensinaria aquelas pessoas afortunadas que buscavam a libertação.

 

Aos cinquenta e seis anos, ao meio-dia do décimo oitavo dia do mês de Gyal, em um ano da Lebre de Água Feminina, Longchenpa passou ao estado primordial de resolução. Naquela época, o céu claro estava repleto de copas de luz do arco-íris e uma chuva de flores caiu. Rosas selvagens e outras flores começaram a florescer. Algumas pessoas experimentaram a compreensão estável da lucidez absoluta. Esses e outros sinais maravilhosos continuaram a se manifestar durante todo o mês das cerimônias fúnebres. Enquanto os restos mortais de Longchenpa eram venerados, permaneceram no mesmo estado por 25 dias e um odor mais perfumado do que o sândalo ou a cânfora era perceptível em todos os lugares. Quando seus restos mortais foram levados para a pira, a terra tremeu três vezes. Seu coração, língua e olhos não foram afetados pelo fogo. Além disso, seu crânio permaneceu intacto, amarelado e duro como pedra, por natureza, uma relíquia sagrada. Da mesma forma, relíquias representando as cinco famílias de Buda e incontáveis ​​relíquias menores, junto com muitas imagens de Amitayus e outras divindades, formadas nas cinzas.

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Yeshe Tsogyal

Yeshe Tsogyal é Vajrayogini na forma humana e também uma emanação de Tara e Buddhalocana (Sangye Chenma). Ela nasceu na região de Chokdro Dri, na grande região do clã Kharchen. Seu pai era Tokar Lek e sua mãe era Gyalmo Tso. Quando ela nasceu, uma fonte de água doce brotou do solo e formou um lago, próximo a sua casa. Este lago ficou conhecido como 'Tsogyal Lhatso', o lago divino. O lugar é agora um famoso local de peregrinação para devotos.

 

Ela recebeu todos os ensinamentos do Senhor Padmasambhava, acompanhando-o aonde quer que ele fosse, honrando-o e servindo-o, e praticou de forma tão concentrada que se tornou realizada, alcançando os siddhis sublimes e mais comuns. Ela foi a principal compiladora de todos os ensinamentos inconcebíveis dados pelo grande mestre Padmasambhava e mais tarde os ocultou como terma. No final de sua vida, é dito que ela voou pelo ar e foi direto para Zangdokpalri.

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Berotsana

Berotsana é o maior de todos os lotsawas (tradutores nativos tibetanos que trabalharam com os pânditas) tibetanos, e um dos 25 principais discípulos de Padmasambhava. Shri Singha confiou a Berotsana a tarefa de propagar a seção Mente e a seção Espacial do Dzogchen, no Tibete, e ele traduziu muitas das obras de Shri Singha, bem como muitos outros textos do Mantrayana. O mestre Berotsana nasceu na região de Nyemo Jekar e foi um dos sete monges originais ordenados por Shantarakshita (Shyiwa Tsho, também chamado Khenpo Bodhisattva). Seguindo os apelos do rei tibetano Trisong Detsen, ele passou por cerca de 507 sofrimentos terríveis - oito grandes terrores e assim por diante - que por fim, levaram-o à terra da Índia para encontrar o mestre Sri Singha. Berotsana foi exilado em Tsawa Rong, e no deserto do deus local de Gyalrong, Draklha Gonpo, ele aceitou Yudra Nyingpo como seu aluno; e, de outros modos guiou os seres à maturidade espiritual e à liberação.

 

Ele produziu as "cinco primeiras traduções" dos tantras da Categoria da Mente, e, finalmente, no lugar chamado Bhasing, no Nepal, Berotsana tornou-se uma incorporação do estado de unidade primordial e passou para o corpo do arco-íris. Berotsana também ensinou os ciclos Dzogchen a Sangton Yeshe Lama, em Taktsekhar, em Tsawa Rong; ao velho Sang-gye Gonpo de Pang, em Drakar Gondzong, em Tongkung Rong; a Nyak Jnanakumara, no Tibete Central e à princesa Sherab Dronma de Khotan. Todos os alunos que receberam a linhagem de Pang Sang-gye Gonpo, aluno de Berotsana, alcançaram o corpo do arco-íris.

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King Trisong Detsen
 

Trisong Detsen became the thirty-seventh generation Tibetan King when he was thirteen years old. The king was one of the three ancestral Buddhist Kings principally responsible for bringing the dharma to Tibet, where he invited the abbot Shantarakshita, the master Padmasambhava, and Vimalamitra along with 108 Indian scholars into Tibet, together with the great Tibetan translator Berotsana to translate the Buddhist teachings from Sanskrit into Tibetan. In brief, the king received complete transmissions of profound teachings from three masters who were mainstays of the Dzogchen tradition: Vimalamitra, Guru Rinpoche, and Berotsana. Putting these teachings into practice, he was directly introduced to the naked perception of the true nature of phenomena. Trisong Detsen was one of the main students of the Padmasambhava. He would emanate as many wise sages and tertons even to this day.

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Padmasambhava - Pema Jungne

Padmasambhava, Guru Rinpoche, the ‘Precious Master’, is the founder of Tibetan Buddhism and the Buddha of our time. Padmasambhava personifies the guru principle, the heart of Vajrayana Buddhism, and he is therefore known as the ‘second Buddha' in accordance to the Nyingma tradition. In the land of Oddiyana, west of India, on an island in the southern west lake, there grew, by the blessings of the buddhas, a long-stemmed lotus of many colors. In the center of the lotus appeared a golden vajra, marked with the syllable Hrih, which had emanated from the heart of the protector of the pure realm of Sukhavati. From this vajra appeared a small boy, eight years of age, sitting in the lotus, his form adorned with the major and minor marks of physical perfection, holding a vajra and a lotus and giving teachings to gods and to the dakinis of the island. In the meantime, Indrabodhi, king of the region, encountered the boy on their way home, whose destiny it was to be the king's heir. Indrabodhi invited the boy to return with them to the palace. The king named him Padmakara and Saroruhavajra and placed him on a jeweled throne. At one point, however, he realized that if he continued to rule his kingdom, he could not accomplish great benefit for others. He therefore asked his father for permission to abdicate, but was refused. This led him to perform a playful dance during which he pretended to lose his grip on a trident, killing the son of a wicked minister and sending the boy's consciousness into basic space. According to the laws governing murder, Padmakara was banished to the charnel grounds, so his pursue of tantric activities begun in Shitavana, Nandanavana, and Sosadvipa. Guru Padmasambhava visited lands and kingdoms all over Asia, leading people to the path of liberation through appearing in various places and in various forms, and speaking various languages, is indeed beyond all measure. Later, at King Trisong Detsen’s request, Padmasambhava and Shantarakshita, also known as Khenpo Bodhisattva, were invited to establish Buddhism in Tibet.

Using his miraculous powers and appearing in various forms, he then benefited untold numbers of human and nonhuman beings in various places. He captured the life essence of all arrogant gods and demons, both outer and inner, and enjoined them to serve as guardians of the teachings. Padmasambhava, Shantarakshita and Vimalamitra gave teachings, and then worked with Tibetan translators, such as Vairotsana, Kawa Paltsek, Chokro Lüi Gyaltsen and Shyang Yeshé Dé, to translate the sutras, tantras and treatises into Tibetan. Guru Padmasambhava made many prophecies about the future, and together with Yeshé Tsogyal concealed countless terma teachings, in order to: prevent the destruction of the teachings of the secret mantrayana; avoid corruption of the vajrayana or its alteration by intellectuals; preserve the blessing; and benefit future followers. For each of these terma treasures, he predicted the time for its revelation, the identity of the revealer, and those who would receive and hold the teachings. After fifty five and a half years in Tibet, in the Wood Monkey year (864), Guru Rinpoche gave final teachings and instructions to each in the large gathering of disciples, and then, on the tenth day of the monkey month, left for the land of Ngayab Ling in the southwest, and for his manifested pure land on Zangdokpalri, the Copper Coloured Mountain of Glory.

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Vimalamitra - Drime Shenyen

In the city of Langpo Gang in western India, the great master Vimalamitra was born, son of the householder Deden Korlo and his wife, Daknyi Selma. Both Vimalamitra and Jnanasutra became learned in the five fields of knowledge. Instructed by Vajrasattva, Vimalamitra went to Siljin and met Sri Singha, who bestowed on him the complete transmission of the instructions of the oral lineage, as well as the outer, inner, and secret cycles of teachings. Vimalamitra then returned to India.

Vimalamitra received advice from the dakini Palgyi Lodroma, who said to him, "O fortunate one, if you wish to receive instructions even more profound than those you were given previously, go to the great charnel ground of Bhasing." Upon hearing this, he journeyed there and met again with Jnanasutra, whom he asked to be his guide. Jnanasutra granted him the complete transmission of the instructions and then passed away. Vimalamitra then went to live in eastern India, and would serve as royal priest to King Indrabodhi the Younger in the city of Kapila.

Vimalamitra was later invited by the Tibetan King, King Trisong Detsen to spread his teachings in Tibet. He translated a variety of Dzogchen texts and initiated the King, Mutig Tsenpo, Nyak Tingnedzin Zangpo, Kawa Peltsek and Chokro Lui Gyeltsen. He hid the translated texts at Gegung in Chimphu.

After that Vimalamitra resided in the caves of Riwo Tsenga (Wutaishan) elusively. He vowed that his body would remain immortal as long as Buddha Dharma exists. In addition, he would emanate his embodiment in Tibet once every century to propagate the Nyingthig teaching of the Great Perfection.

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Jnanasutra - Yeshe Do

Jnanasutra was born as the son of a low-caste man named Shinta Lakpa and his wife, Gewai Semden in the city of Kamaru, East India. Once, while Jnanasutra and Vimalamitra were at Bodh Gaya, Vajrasattva appeared in the sky and exhorted them, "Ah, you two children of spiritual heritage! For five hundred lifetimes, you have taken rebirth as scholars but have yet to attain your goal; so if you wish to become free in this single lifetime, go to the charnel ground of Silljin in China!"

Jnanasutra went to the great master Shri Simha at the charnel ground of Siljin. "Please take me under your care," he requested, and Shri Simha agreed to do so. He first bestowed on Jnanasutra the oral lineage and the outer, inner, and secret cycles concerning the sphere of being; he then bestowed the teachings of the most secret unsurpassable cycle. When Master Sri Singha passed away and dissolved in a body of light, Jnanasutra broke in tears. From the sky fell a jeweled locket containing the testament of Sri Singha, "The Seven Linking Principles" (Zerbu Dunpa) to Jnanasutra. Jnanasutra then retrieved the texts “The Secret Precept of Terma Heart Essence” (Nyingthig teachings) by his master in the pillar at the temple of Tashi Trigo and went to spread the teachings to the dakas and dakinis in the charnel ground of Bhasing in India.

Jnanasutra granted Vimalamitra the complete transmission of the instructions and then passed away, dissolving into a mass of light, whereupon Vimalamitra cried out in distress, "Alas! Oh, woe!" At that, from the sky fell a jeweled locket containing the testament of Jnanasutra, "The Four Means of Resting." (Zhag Thab Zhi)

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Sri Singha - Palgyi Senge

During those times, in a Chinese city called Shocham Nakpo, a son was born to the householder Gewadang Denpai Yidchen and his wife, Nangsel Raptu Chenden. This boy became known as the great master Sri Singha. Beginning at the age of fifteen, he studied the five fields of knowledge—Sanskrit grammar, valid cognition, astrology, and so on—with the master Hastibhala and became very proficient. One day, while he was traveling on the road to the city of Serling, the exalted Avalokiteshvara appeared in the sky and advised him, "Ah, fortunate one! If you definitely seek the goal in this single lifetime, go to the charnel ground of Sosadvipa to the west of the vajra seat in India." Having said this, the deity vanished. Sri Singha thought, "In order to realize the goal of the secret mantra approach, I shall spend seven years studying the outer and inner meanings of the tantric approach." He thus studied with the outcaste master Bhelakirti in the east, on the five-peaked mountain of Wu Tai Shan, thoroughly mastering the tantras, explanatory commentaries, and pith instructions according to the outer and inner levels of the tantric path. One morning, the supremely compassionate Avalokiteshvara appeared again and gave him similar advice, then vanished.

With this intention, he made the journey to India using the miraculous power to move swiftly, his body a yard above the ground. When he reached the great charnel ground of Sosadvipa, where he encountered the eminent master Manjushrimitra, and remained with him for twenty-five years. The master prophesized as well that Sri Singha would recover the texts that Manjushrimitra had concealed. According to the Khandro Nyingthig, Sri Singha went to Shitavana to receive direct Nyingthig teachings from Garab Dorje, and later passed on these teachings to Padmasambhava and Berotsana. Having transmitted all the oral instructions, the great master Manjushrimitra dissolved his bodily form into a mass of light. When Sri Singha cried out in despair and uttered songs of deep yearning, Manjushrimitra appeared again and bestowed him a tiny casket of precious substance. The casket contained his master's final words, a vital instruction named Gomnyam Drugpa, "the Six Experiences of Meditation". Having received this transmission, Sri Singha reached ultimate confidence.

Sri Singha later retrieved the texts Manjushrimitra had concealed in the boulder at Bodh Gaya and returned with them to the vicinity of the bodhi tree growing in China. He divided these texts concerning the most sublime secret into four cycles: the outer, inner, secret, and most secret unsurpassable cycles. He concealed the first three cycles in the capital of a pillar in the temple of Tashi Trigo. He kept the final cycle but, in keeping with a dakini's prophecy, later concealed it in the same place and so caused it to disappear. He then went to the great charnel ground of Siljin. It was from Sri Singha that Jnanasustra heard the teachings.

4. Manjushrimitra - Jampal Shenyen.jpg

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Manjushrimitra - Jampal Shenyen

At that time, west of the vajra seat at Bodh Gaya in central India, a son was born in the city of Rimpa Nyipa to the brahmin Lekden Tonpa and his wife, Nangwa Dronma. The son was known as both the brahmin Nyingpo Druppa and the master Manjushrimitra, proficient in the five fields of knowledge. The deity Manjushri advised him, "Ah, child of spiritual heritage! If you wish to attain buddhahood in a single lifetime, go to the charnel ground of Shitavana." Immediately upon hearing this, Manjushrimitra set out for the charnel ground and there met the master Garab Dorje, who bestowed empowerments and teachings on him. He remained for seventy-five years, thoroughly mastering all of the tantras, explanatory commentaries, and pith instructions.

Garab Dorje instructed him, "The nature of your own mind-essence is, from the very beginning, none other than Buddha. This mind, in and of itself, is both birthless and deathless. It is simply like the sky. If the intrinsic truth of the nonduality of all phenomena is understood in its totality, and if this view is merely sustained in faith, without making any kind of effort, then that is how one should practice meditation." Upon realizing the profound meaning of this teaching by his master, Manjushrimitra thus said, "I, Jampal Shenyen, have realized the meaning of this profound teaching, thus attaining the siddhi of Yamantaka, enlightened with the understanding of the great equality between Nirvana and Samsara, emanates all kinds of wonderful wisdom."

When Garab Dorje dissolved into a mass of light at the source of the Dantik River, Manjushrimitra cried out in distress; Thereupon out of the light fell a jeweled locket the size of a fingernail, which contained the testament of Garab Dorje, "Three Verses Hitting upon the Key Points" (Tshig Sum Nedek). By merely glancing at this, Manjushrimitra became his master's equal in realization. He divided the 6,400,000 verses of the Dzogchen tantras into three categories: the Category of Mind (sem de), which concerns the abiding state; the Category of Expanse (long de), which concerns the state free of anything needing to be done; and the Category of Direct Transmission (mengak de), which concerns the significance of key points. He wrote down annotated versions of the orally transmitted tantras and spread teachings to countless dakinis and later concealed them as termas in a boulder marked with crossed vajras northeast of the vajra seat at Bodh Gaya. He dwelled for 109 years in the charnel group of Sosadvipa, west of Bodh Gaya. He attained the body of light. His quintessential testament to Sri Singha was a jewel casket containing the "Six Meditation Experiences" (Gomnyam Drukpa). It was from Manjushrimitra that Sri Singha heard the teachings.

3. Nirmanakaya Prahevajra - Garab Dorje.jpg

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Nirmanakaya Prahevajra - Garab Dorje

In the region of Dhanakosha in the country of Oddiyana, the king Uparaja (also known as Dharma Ashva) and his queen, Nangsel Odenma, were renowned because their daughter, a fully ordained nun, was said to be superhuman. While she was meditating by a vast body of water whose banks were strewn with gold dust, she dreamed that a being made of crystal bestowed an empowerment on her with a crystal vase marked with the five syllables of the dakas. When the nun related this to her maidservant (whose name was that of a dakini), she replied that this foretold the coming of a nirmanakaya emanation. Before long, the nun gave birth to an emanation of Vajrasattva, a child of the gods named Semlhak-chen, who had spread the Dzogchen teachings in the realm of the gods.

When he reached seven years of age, the boy asked his mother if she would permit him to discuss spiritual issues with scholars. She refused, saying, "A child whose baby teeth have not yet fallen out can hardly discuss spiritual matters." But he insisted, and when he debated with the five hundred scholars who were the pride of Uparaja's court, no one could beat him. He was acknowledged by the scholars as a nirmanakaya emanation and shown all befitting honours. The king was extremely delighted and so named the boy Garab Dorje.

Garab Dorje went to live on the mountain of Nyima Nangje to the north, and there cultivated meditative absorption for 32 years. Vajrasattva, showing himself directly to Garab Dorje, bestowed empowerment on him through intense rays of light and revealed to him the timeless awareness that requires no learning. The earth shook seven times, melodious sounds were heard and there were showers of nectar.

He transcribed the teachings he had received and these were arranged in volumes of scripture by the dakini of immutable basic space, the dakini of limitless enlightened qualities, and others. These volumes were placed under the caare of the dakini Semdenma and venerated by her. He then journeyed to the charnel ground of Shitavana, where he taught the dharma to dakinis, and many hundreds of thousands of whom attained rainbow body.

He meditated and taught for the rest of his life in Shitavana, a famous charnel ground northeast of Bodhgaya. When he died at the source of the Danatika river, his body dissolved into immaculate space amid masses of rainbow light. Manjushrimitra cried out in distress:

Alas! Oh, woe! Oh, immeasurable woe!
If the teacher's illuminating light is extinguished,
how will the darkness in this world be dispelled?

Thereupon out of the light fell a jewelled locket the size of a fingernail, which contained the testament of Garab Dorje, "Three Verses Hitting upon the Key Points" (Tshig Sum Nedek). By merely glancing at this, Manjushrimitra became his master's equal in realization.

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Sambhogakaya Vajrasattva - Dorje Sempa

Vajrasattva is the manifestation of the purity of body, speech and mind of all the Buddhas. The 100-syllalble mantra consolidates the essence of all mantras, and it can be said as the King of mantras. By sincerely praying, seeking repentance, and reciting the 100-syllable mantra, it is equivalence of praying to all deities, and reciting the mantra of all deities.

The great masters of Indian and Tibetan had all relied on Vajrasattva's 100-syllable mantra to cleanse their bad karma. The tantra states that by meditating on the 100-syllable for one hundred thousand times, all will be thoroughly cleansed. Thus, Vajrasattva is also known as the King of Repentance.

In the past, while on the path of learning, Vajrasattva made the following aspiration: "In future, when I reach complete and perfect buddhahood, may those who have committed the five crimes with immediate retribution, or anyone whose samaya commitments have been impaired, be purified entirely of all their harmful actions and impairments merely by hearing my name, thinking of me, or reciting the hundred syllables, the most majestic of all the secret mantras! Until this is brought about may I remain without awakening! May I be present before all those with impairments and breakages of samaya commitments and may I purify all their obscurations!

 

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Dharmakaya Samantabhadra - Kuntu Zangpo

 

The glorious Samantabhadra, awakened to true enlightenment in primordial basic space, the ground of being. Samanabhadra's mode is that of abiding without wavering from the enlightened intent that constitutes the kayas and timeless awareness, which never come together and then separate. He is depicted as a Buddha, sky-blue in colour, sitting in the vast expanse of space, and encircled by an aura of rainbow light. He is completely naked embracing his consort, Samantabhadri, meaning unstained by any trace of concept. His name, Kuntuzangpo in Tibetan, Samantabhadra in Sanskrit, means ‘always good', ‘always well’ or ‘unchanging goodness.’ What this signifies is that unchanging goodness, or fundamental goodness, is our ultimate nature, the nature that is without transition or change.

Rigdzin Jigme Lingpa

Rigdzin Jigme Lingpa (1730 - 1798) renasceu conscientemente neste mundo da existência condicionada como o monarca universal de todos os siddhas e tertons no Tibete. Este grande ser nasceu em um local sagrado em Yoru e foi reconhecido como uma reencarnação de dois mestres importantes, o Rei Trisong Detsen e Vimalamitra. Jigme Lingpa lembrava suas encarnações anteriores desde muito jovem.

 

Antes de completar 20 anos, Jigme Lingpa entrou na shedra em Palri Tekchok Ling. Ele viveu como um monge comum, estudando gramática básica e poética. Em seguida, ele começou a seguir o caminho Vajrayana de amadurecimento de empoderamentos e instruções libertadoras com seu senhor guru - Tukchok Tsal - e outros, recebendo ciclos como "A gota do coração da liberdade: a liberdade natural da intenção iluminada", um ensinamento de Trengpo Terchen Sherab Ozer. Ao todo, ele passou doze anos se dedicando inteiramente à prática. Em particular, ele estudou as obras do Onisciente Um Longchenpa, o segundo Buda, estabelecendo as bases de uma firme devoção e fé em alguém que ele considerava ser um Buda desperto. Jigme Lingpa então passou três anos praticando na caverna de Sangchen Metok Puk em Palgyi Naktro nas terras altas de Chimpu, na região de Samye.

 

Durante o retiro nas cavernas Chimpu, a mais elevada realização do Dzogchen despertou nele por meio de três transmissões visionárias dos ensinamentos Longchen Nyingthink de Longchen Rabjam, percebendo o tesouro da mente iluminada de Samantabhadra.

 

Ao longo de sua vida, Jigme Lingpa, que revelou a coleção Longchen Nyingthig, produziu volumes que contêm os tratados básicos do Ponto Coração da Grande Expansão, o Longchen Nyingthig. Eventualmente, ele estabeleceu seu assento em Tsering Jong em Donkhar, supervisionando a construção de um novo templo, bem como as estátuas e decorações internas. Muitos se juntaram a ele de todas as direções, tão numerosos quanto as estrelas reunidas no céu noturno, de modo que ele fez com que a visão dos ensinamentos relativos à essência do coração da lucidez absoluta se estendesse sem esforço até os confins do espaço.

 

Sua vida foi cheia de milagres, mas ele manteve seu poder místico escondido e sua rica vida simples. Em seu septuagésimo ano em 1798, ele comunicou suas palavras finais: "Estou sempre no estado de Realidade Suprema (dharmata)", disse ele. "Portanto, para mim não há idas ou vindas. O jogo do nascimento e da morte é inteiramente relativo. Existe apenas a Grande Iluminação, o estado primordial de Libertação." Ainda sentado ereto em meditação, ele deixou a atividade do corpo cessar e se dissolveu na condição de paz absoluta.

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Longchen Rabjampa Drime Ozer (Longchenpa)

Longchen Rabjampa Drime Ozer (1308 - 1364) nasceu em um vilarejo chamado Entsa, no vale de Dra em Yoru, parte oriental do Tibete central. O pai de Longchenpa era Loppon Tenpasung, um mestre realizado, e a mãe era Sonamgyen do clã Dro. Quando seu filho foi concebido, Sonamgyen sonhou com um grande leão, o sol e a lua surgindo juntos em sua testa e formando uma massa rodopiante de luz, que foi absorvida por seu corpo. No momento em que ele nasceu, a deidade irada da mansão lunar, Revati, apareceu, uma mulher negra com presas à mostra e testa franzida, empunhando uma espada. Pegando-o no colo, ela disse: "Vou protegê-lo!" Então, devolvendo-o para sua mãe, ela desapareceu.

 

Assim que começou a falar, ele descreveu as coisas com grande clareza, como se recordasse vidas anteriores. Quando era bem jovem, ficou claro que foi abençoado com uma fé poderosa, compaixão e inteligência. Aos sete anos de idade, ele começou a estudar com seu pai, recebendo as iniciações, comentários explicativos, instruções essenciais e métodos de prática tradicionais para o ciclo dos Oito Comandos, intitulado "A Reunião de Sugatas" e ciclos com foco em Hayagriva, Vajrakila e formas pacíficas e iradas de Guru Rinpoche. Além disso, ele estudou e dominou medicina, astrologia e outros campos de aprendizagem. Aos doze anos ele foi ordenado monge noviço no Mosteiro de Samye, pelo abade Samdrup Rinchen e o preceptor Kunga Ozer. Ele recebeu o nome de Tsultrim Lodro. Estudando o Vinaya e escreveu um comentário sobre esse assunto aos quatorze anos e ganhou fama como acadêmico. Depois disso, ele estudou e praticou com muitos grandes mestres.

 

Longchenpa escreveu muitos tratados sobre pontos-chave dos sutras e tantras em geral, e sobre a abordagem Dzogchen em particular, incluindo “A gota do coração de Vimalamitra”, “A mais íntima gota do coração da Dakini”. Em seus primeiros anos, sempre que Longchenpa entrava em retiro solitário, pouco tempo depois, começava a ensinar, mostrando sua compreensão clara de todos os textos-fonte relativos a Prajnaparamita, cognição válida e assim por diante. Mais tarde, quando suas atividades em benefício dos seres se tornaram mais evidentes, ele continuou a ensinar nessa linha. Ele tendia a não ficar em mosteiros, mas mesmo quando vivia em eremitérios solitários - em cavernas ou sob pedras pendentes ou em cabanas feitas de grama e folhas, livre de todos os emaranhados de séquito e riqueza pessoal, gastando seu tempo inteiramente na prática - Longchenpa ainda ensinaria aquelas pessoas afortunadas que buscavam a libertação.

 

Aos cinquenta e seis anos, ao meio-dia do décimo oitavo dia do mês de Gyal, em um ano da Lebre de Água Feminina, Longchenpa passou ao estado primordial de resolução. Naquela época, o céu claro estava repleto de copas de luz do arco-íris e uma chuva de flores caiu. Rosas selvagens e outras flores começaram a florescer. Algumas pessoas experimentaram a compreensão estável da lucidez absoluta. Esses e outros sinais maravilhosos continuaram a se manifestar durante todo o mês das cerimônias fúnebres. Enquanto os restos mortais de Longchenpa eram venerados, permaneceram no mesmo estado por 25 dias e um odor mais perfumado do que o sândalo ou a cânfora era perceptível em todos os lugares. Quando seus restos mortais foram levados para a pira, a terra tremeu três vezes. Seu coração, língua e olhos não foram afetados pelo fogo. Além disso, seu crânio permaneceu intacto, amarelado e duro como pedra, por natureza, uma relíquia sagrada. Da mesma forma, relíquias representando as cinco famílias de Buda e incontáveis ​​relíquias menores, junto com muitas imagens de Amitayus e outras divindades, formadas nas cinzas.

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Yeshe Tsogyal

Yeshe Tsogyal é Vajrayogini na forma humana e também uma emanação de Tara e Buddhalocana (Sangye Chenma). Ela nasceu na região de Chokdro Dri, na grande região do clã Kharchen. Seu pai era Tokar Lek e sua mãe era Gyalmo Tso. Quando ela nasceu, uma fonte de água doce brotou do solo e formou um lago, próximo a sua casa. Este lago ficou conhecido como 'Tsogyal Lhatso', o lago divino. O lugar é agora um famoso local de peregrinação para devotos.

 

Ela recebeu todos os ensinamentos do Senhor Padmasambhava, acompanhando-o aonde quer que ele fosse, honrando-o e servindo-o, e praticou de forma tão concentrada que se tornou realizada, alcançando os siddhis sublimes e mais comuns. Ela foi a principal compiladora de todos os ensinamentos inconcebíveis dados pelo grande mestre Padmasambhava e mais tarde os ocultou como terma. No final de sua vida, é dito que ela voou pelo ar e foi direto para Zangdokpalri.

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Berotsana

Berotsana é o maior de todos os lotsawas (tradutores nativos tibetanos que trabalharam com os pânditas) tibetanos, e um dos 25 principais discípulos de Padmasambhava. Shri Singha confiou a Berotsana a tarefa de propagar a seção Mente e a seção Espacial do Dzogchen, no Tibete, e ele traduziu muitas das obras de Shri Singha, bem como muitos outros textos do Mantrayana. O mestre Berotsana nasceu na região de Nyemo Jekar e foi um dos sete monges originais ordenados por Shantarakshita (Shyiwa Tsho, também chamado Khenpo Bodhisattva). Seguindo os apelos do rei tibetano Trisong Detsen, ele passou por cerca de 507 sofrimentos terríveis - oito grandes terrores e assim por diante - que por fim, levaram-o à terra da Índia para encontrar o mestre Sri Singha. Berotsana foi exilado em Tsawa Rong, e no deserto do deus local de Gyalrong, Draklha Gonpo, ele aceitou Yudra Nyingpo como seu aluno; e, de outros modos guiou os seres à maturidade espiritual e à liberação.

 

Ele produziu as "cinco primeiras traduções" dos tantras da Categoria da Mente, e, finalmente, no lugar chamado Bhasing, no Nepal, Berotsana tornou-se uma incorporação do estado de unidade primordial e passou para o corpo do arco-íris. Berotsana também ensinou os ciclos Dzogchen a Sangton Yeshe Lama, em Taktsekhar, em Tsawa Rong; ao velho Sang-gye Gonpo de Pang, em Drakar Gondzong, em Tongkung Rong; a Nyak Jnanakumara, no Tibete Central e à princesa Sherab Dronma de Khotan. Todos os alunos que receberam a linhagem de Pang Sang-gye Gonpo, aluno de Berotsana, alcançaram o corpo do arco-íris.

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King Trisong Detsen
 

Trisong Detsen became the thirty-seventh generation Tibetan King when he was thirteen years old. The king was one of the three ancestral Buddhist Kings principally responsible for bringing the dharma to Tibet, where he invited the abbot Shantarakshita, the master Padmasambhava, and Vimalamitra along with 108 Indian scholars into Tibet, together with the great Tibetan translator Berotsana to translate the Buddhist teachings from Sanskrit into Tibetan. In brief, the king received complete transmissions of profound teachings from three masters who were mainstays of the Dzogchen tradition: Vimalamitra, Guru Rinpoche, and Berotsana. Putting these teachings into practice, he was directly introduced to the naked perception of the true nature of phenomena. Trisong Detsen was one of the main students of the Padmasambhava. He would emanate as many wise sages and tertons even to this day.

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Padmasambhava - Pema Jungne

Padmasambhava, Guru Rinpoche, the ‘Precious Master’, is the founder of Tibetan Buddhism and the Buddha of our time. Padmasambhava personifies the guru principle, the heart of Vajrayana Buddhism, and he is therefore known as the ‘second Buddha' in accordance to the Nyingma tradition. In the land of Oddiyana, west of India, on an island in the southern west lake, there grew, by the blessings of the buddhas, a long-stemmed lotus of many colors. In the center of the lotus appeared a golden vajra, marked with the syllable Hrih, which had emanated from the heart of the protector of the pure realm of Sukhavati. From this vajra appeared a small boy, eight years of age, sitting in the lotus, his form adorned with the major and minor marks of physical perfection, holding a vajra and a lotus and giving teachings to gods and to the dakinis of the island. In the meantime, Indrabodhi, king of the region, encountered the boy on their way home, whose destiny it was to be the king's heir. Indrabodhi invited the boy to return with them to the palace. The king named him Padmakara and Saroruhavajra and placed him on a jeweled throne. At one point, however, he realized that if he continued to rule his kingdom, he could not accomplish great benefit for others. He therefore asked his father for permission to abdicate, but was refused. This led him to perform a playful dance during which he pretended to lose his grip on a trident, killing the son of a wicked minister and sending the boy's consciousness into basic space. According to the laws governing murder, Padmakara was banished to the charnel grounds, so his pursue of tantric activities begun in Shitavana, Nandanavana, and Sosadvipa. Guru Padmasambhava visited lands and kingdoms all over Asia, leading people to the path of liberation through appearing in various places and in various forms, and speaking various languages, is indeed beyond all measure. Later, at King Trisong Detsen’s request, Padmasambhava and Shantarakshita, also known as Khenpo Bodhisattva, were invited to establish Buddhism in Tibet.

Using his miraculous powers and appearing in various forms, he then benefited untold numbers of human and nonhuman beings in various places. He captured the life essence of all arrogant gods and demons, both outer and inner, and enjoined them to serve as guardians of the teachings. Padmasambhava, Shantarakshita and Vimalamitra gave teachings, and then worked with Tibetan translators, such as Vairotsana, Kawa Paltsek, Chokro Lüi Gyaltsen and Shyang Yeshé Dé, to translate the sutras, tantras and treatises into Tibetan. Guru Padmasambhava made many prophecies about the future, and together with Yeshé Tsogyal concealed countless terma teachings, in order to: prevent the destruction of the teachings of the secret mantrayana; avoid corruption of the vajrayana or its alteration by intellectuals; preserve the blessing; and benefit future followers. For each of these terma treasures, he predicted the time for its revelation, the identity of the revealer, and those who would receive and hold the teachings. After fifty five and a half years in Tibet, in the Wood Monkey year (864), Guru Rinpoche gave final teachings and instructions to each in the large gathering of disciples, and then, on the tenth day of the monkey month, left for the land of Ngayab Ling in the southwest, and for his manifested pure land on Zangdokpalri, the Copper Coloured Mountain of Glory.

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Vimalamitra - Drime Shenyen

In the city of Langpo Gang in western India, the great master Vimalamitra was born, son of the householder Deden Korlo and his wife, Daknyi Selma. Both Vimalamitra and Jnanasutra became learned in the five fields of knowledge. Instructed by Vajrasattva, Vimalamitra went to Siljin and met Sri Singha, who bestowed on him the complete transmission of the instructions of the oral lineage, as well as the outer, inner, and secret cycles of teachings. Vimalamitra then returned to India.

Vimalamitra received advice from the dakini Palgyi Lodroma, who said to him, "O fortunate one, if you wish to receive instructions even more profound than those you were given previously, go to the great charnel ground of Bhasing." Upon hearing this, he journeyed there and met again with Jnanasutra, whom he asked to be his guide. Jnanasutra granted him the complete transmission of the instructions and then passed away. Vimalamitra then went to live in eastern India, and would serve as royal priest to King Indrabodhi the Younger in the city of Kapila.

Vimalamitra was later invited by the Tibetan King, King Trisong Detsen to spread his teachings in Tibet. He translated a variety of Dzogchen texts and initiated the King, Mutig Tsenpo, Nyak Tingnedzin Zangpo, Kawa Peltsek and Chokro Lui Gyeltsen. He hid the translated texts at Gegung in Chimphu.

After that Vimalamitra resided in the caves of Riwo Tsenga (Wutaishan) elusively. He vowed that his body would remain immortal as long as Buddha Dharma exists. In addition, he would emanate his embodiment in Tibet once every century to propagate the Nyingthig teaching of the Great Perfection.

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Jnanasutra - Yeshe Do

Jnanasutra was born as the son of a low-caste man named Shinta Lakpa and his wife, Gewai Semden in the city of Kamaru, East India. Once, while Jnanasutra and Vimalamitra were at Bodh Gaya, Vajrasattva appeared in the sky and exhorted them, "Ah, you two children of spiritual heritage! For five hundred lifetimes, you have taken rebirth as scholars but have yet to attain your goal; so if you wish to become free in this single lifetime, go to the charnel ground of Silljin in China!"

Jnanasutra went to the great master Shri Simha at the charnel ground of Siljin. "Please take me under your care," he requested, and Shri Simha agreed to do so. He first bestowed on Jnanasutra the oral lineage and the outer, inner, and secret cycles concerning the sphere of being; he then bestowed the teachings of the most secret unsurpassable cycle. When Master Sri Singha passed away and dissolved in a body of light, Jnanasutra broke in tears. From the sky fell a jeweled locket containing the testament of Sri Singha, "The Seven Linking Principles" (Zerbu Dunpa) to Jnanasutra. Jnanasutra then retrieved the texts “The Secret Precept of Terma Heart Essence” (Nyingthig teachings) by his master in the pillar at the temple of Tashi Trigo and went to spread the teachings to the dakas and dakinis in the charnel ground of Bhasing in India.

Jnanasutra granted Vimalamitra the complete transmission of the instructions and then passed away, dissolving into a mass of light, whereupon Vimalamitra cried out in distress, "Alas! Oh, woe!" At that, from the sky fell a jeweled locket containing the testament of Jnanasutra, "The Four Means of Resting." (Zhag Thab Zhi)

5. Sri Singha - Palgyi Senge .jpg

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Sri Singha - Palgyi Senge

During those times, in a Chinese city called Shocham Nakpo, a son was born to the householder Gewadang Denpai Yidchen and his wife, Nangsel Raptu Chenden. This boy became known as the great master Sri Singha. Beginning at the age of fifteen, he studied the five fields of knowledge—Sanskrit grammar, valid cognition, astrology, and so on—with the master Hastibhala and became very proficient. One day, while he was traveling on the road to the city of Serling, the exalted Avalokiteshvara appeared in the sky and advised him, "Ah, fortunate one! If you definitely seek the goal in this single lifetime, go to the charnel ground of Sosadvipa to the west of the vajra seat in India." Having said this, the deity vanished. Sri Singha thought, "In order to realize the goal of the secret mantra approach, I shall spend seven years studying the outer and inner meanings of the tantric approach." He thus studied with the outcaste master Bhelakirti in the east, on the five-peaked mountain of Wu Tai Shan, thoroughly mastering the tantras, explanatory commentaries, and pith instructions according to the outer and inner levels of the tantric path. One morning, the supremely compassionate Avalokiteshvara appeared again and gave him similar advice, then vanished.

With this intention, he made the journey to India using the miraculous power to move swiftly, his body a yard above the ground. When he reached the great charnel ground of Sosadvipa, where he encountered the eminent master Manjushrimitra, and remained with him for twenty-five years. The master prophesized as well that Sri Singha would recover the texts that Manjushrimitra had concealed. According to the Khandro Nyingthig, Sri Singha went to Shitavana to receive direct Nyingthig teachings from Garab Dorje, and later passed on these teachings to Padmasambhava and Berotsana. Having transmitted all the oral instructions, the great master Manjushrimitra dissolved his bodily form into a mass of light. When Sri Singha cried out in despair and uttered songs of deep yearning, Manjushrimitra appeared again and bestowed him a tiny casket of precious substance. The casket contained his master's final words, a vital instruction named Gomnyam Drugpa, "the Six Experiences of Meditation". Having received this transmission, Sri Singha reached ultimate confidence.

Sri Singha later retrieved the texts Manjushrimitra had concealed in the boulder at Bodh Gaya and returned with them to the vicinity of the bodhi tree growing in China. He divided these texts concerning the most sublime secret into four cycles: the outer, inner, secret, and most secret unsurpassable cycles. He concealed the first three cycles in the capital of a pillar in the temple of Tashi Trigo. He kept the final cycle but, in keeping with a dakini's prophecy, later concealed it in the same place and so caused it to disappear. He then went to the great charnel ground of Siljin. It was from Sri Singha that Jnanasustra heard the teachings.

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Manjushrimitra - Jampal Shenyen

At that time, west of the vajra seat at Bodh Gaya in central India, a son was born in the city of Rimpa Nyipa to the brahmin Lekden Tonpa and his wife, Nangwa Dronma. The son was known as both the brahmin Nyingpo Druppa and the master Manjushrimitra, proficient in the five fields of knowledge. The deity Manjushri advised him, "Ah, child of spiritual heritage! If you wish to attain buddhahood in a single lifetime, go to the charnel ground of Shitavana." Immediately upon hearing this, Manjushrimitra set out for the charnel ground and there met the master Garab Dorje, who bestowed empowerments and teachings on him. He remained for seventy-five years, thoroughly mastering all of the tantras, explanatory commentaries, and pith instructions.

Garab Dorje instructed him, "The nature of your own mind-essence is, from the very beginning, none other than Buddha. This mind, in and of itself, is both birthless and deathless. It is simply like the sky. If the intrinsic truth of the nonduality of all phenomena is understood in its totality, and if this view is merely sustained in faith, without making any kind of effort, then that is how one should practice meditation." Upon realizing the profound meaning of this teaching by his master, Manjushrimitra thus said, "I, Jampal Shenyen, have realized the meaning of this profound teaching, thus attaining the siddhi of Yamantaka, enlightened with the understanding of the great equality between Nirvana and Samsara, emanates all kinds of wonderful wisdom."

When Garab Dorje dissolved into a mass of light at the source of the Dantik River, Manjushrimitra cried out in distress; Thereupon out of the light fell a jeweled locket the size of a fingernail, which contained the testament of Garab Dorje, "Three Verses Hitting upon the Key Points" (Tshig Sum Nedek). By merely glancing at this, Manjushrimitra became his master's equal in realization. He divided the 6,400,000 verses of the Dzogchen tantras into three categories: the Category of Mind (sem de), which concerns the abiding state; the Category of Expanse (long de), which concerns the state free of anything needing to be done; and the Category of Direct Transmission (mengak de), which concerns the significance of key points. He wrote down annotated versions of the orally transmitted tantras and spread teachings to countless dakinis and later concealed them as termas in a boulder marked with crossed vajras northeast of the vajra seat at Bodh Gaya. He dwelled for 109 years in the charnel group of Sosadvipa, west of Bodh Gaya. He attained the body of light. His quintessential testament to Sri Singha was a jewel casket containing the "Six Meditation Experiences" (Gomnyam Drukpa). It was from Manjushrimitra that Sri Singha heard the teachings.

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Nirmanakaya Prahevajra - Garab Dorje

In the region of Dhanakosha in the country of Oddiyana, the king Uparaja (also known as Dharma Ashva) and his queen, Nangsel Odenma, were renowned because their daughter, a fully ordained nun, was said to be superhuman. While she was meditating by a vast body of water whose banks were strewn with gold dust, she dreamed that a being made of crystal bestowed an empowerment on her with a crystal vase marked with the five syllables of the dakas. When the nun related this to her maidservant (whose name was that of a dakini), she replied that this foretold the coming of a nirmanakaya emanation. Before long, the nun gave birth to an emanation of Vajrasattva, a child of the gods named Semlhak-chen, who had spread the Dzogchen teachings in the realm of the gods.

When he reached seven years of age, the boy asked his mother if she would permit him to discuss spiritual issues with scholars. She refused, saying, "A child whose baby teeth have not yet fallen out can hardly discuss spiritual matters." But he insisted, and when he debated with the five hundred scholars who were the pride of Uparaja's court, no one could beat him. He was acknowledged by the scholars as a nirmanakaya emanation and shown all befitting honours. The king was extremely delighted and so named the boy Garab Dorje.

Garab Dorje went to live on the mountain of Nyima Nangje to the north, and there cultivated meditative absorption for 32 years. Vajrasattva, showing himself directly to Garab Dorje, bestowed empowerment on him through intense rays of light and revealed to him the timeless awareness that requires no learning. The earth shook seven times, melodious sounds were heard and there were showers of nectar.

He transcribed the teachings he had received and these were arranged in volumes of scripture by the dakini of immutable basic space, the dakini of limitless enlightened qualities, and others. These volumes were placed under the caare of the dakini Semdenma and venerated by her. He then journeyed to the charnel ground of Shitavana, where he taught the dharma to dakinis, and many hundreds of thousands of whom attained rainbow body.

He meditated and taught for the rest of his life in Shitavana, a famous charnel ground northeast of Bodhgaya. When he died at the source of the Danatika river, his body dissolved into immaculate space amid masses of rainbow light. Manjushrimitra cried out in distress:

Alas! Oh, woe! Oh, immeasurable woe!
If the teacher's illuminating light is extinguished,
how will the darkness in this world be dispelled?

Thereupon out of the light fell a jewelled locket the size of a fingernail, which contained the testament of Garab Dorje, "Three Verses Hitting upon the Key Points" (Tshig Sum Nedek). By merely glancing at this, Manjushrimitra became his master's equal in realization.

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Sambhogakaya Vajrasattva - Dorje Sempa

Vajrasattva is the manifestation of the purity of body, speech and mind of all the Buddhas. The 100-syllalble mantra consolidates the essence of all mantras, and it can be said as the King of mantras. By sincerely praying, seeking repentance, and reciting the 100-syllable mantra, it is equivalence of praying to all deities, and reciting the mantra of all deities.

The great masters of Indian and Tibetan had all relied on Vajrasattva's 100-syllable mantra to cleanse their bad karma. The tantra states that by meditating on the 100-syllable for one hundred thousand times, all will be thoroughly cleansed. Thus, Vajrasattva is also known as the King of Repentance.

In the past, while on the path of learning, Vajrasattva made the following aspiration: "In future, when I reach complete and perfect buddhahood, may those who have committed the five crimes with immediate retribution, or anyone whose samaya commitments have been impaired, be purified entirely of all their harmful actions and impairments merely by hearing my name, thinking of me, or reciting the hundred syllables, the most majestic of all the secret mantras! Until this is brought about may I remain without awakening! May I be present before all those with impairments and breakages of samaya commitments and may I purify all their obscurations!

 

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Dharmakaya Samantabhadra - Kuntu Zangpo

 

The glorious Samantabhadra, awakened to true enlightenment in primordial basic space, the ground of being. Samanabhadra's mode is that of abiding without wavering from the enlightened intent that constitutes the kayas and timeless awareness, which never come together and then separate. He is depicted as a Buddha, sky-blue in colour, sitting in the vast expanse of space, and encircled by an aura of rainbow light. He is completely naked embracing his consort, Samantabhadri, meaning unstained by any trace of concept. His name, Kuntuzangpo in Tibetan, Samantabhadra in Sanskrit, means ‘always good', ‘always well’ or ‘unchanging goodness.’ What this signifies is that unchanging goodness, or fundamental goodness, is our ultimate nature, the nature that is without transition or change.

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